Sugestão de leitura: Investimentos Inteligentes - Gustavo Cerbasi


Lembro-me como se fosse ontem: eu abria o livro "Investimentos Inteligentes" do Gustavo Cerbasi para ler somente o primeiro capítulo. Queria só experimentar o início para ver o que me aguardava. Acabei lendo até o início do terceiro. O livro me prendeu tanto que, mesmo com todas as ocupações do dia a dia, consegui lê-lo com menos de 1 semana.

Na época, era um assunto novo, e eu não queria largar o livro por nada. A cada capítulo, uma novidade. Lembro também de ter passado horas na internet para buscar os detalhes dos investimentos em cada banco. Queria saber tudo: qual banco oferecia melhor CDB, LCI, quais fundos de investimento os bancos ofereciam, quais corretoras eu poderia usar para investir em ação, títulos públicos etc.

O livro é dividido em duas partes, com 12 capítulos no total. Na primeira parte, o autor fala sobre investimentos de um modo geral. Ele não entra em detalhes sobre CDB, fundos de investimentos, previdência privada etc. Nela, você vai conhecer alguns mitos sobre investimentos, alguns erros que vários investidores cometem, as qualidades dos bons investidores, alguns problemas, pelos quais, os investidores iniciantes passam etc.

Na segunda parte, aí sim, o autor mostra as características de vários investimentos, desde os mais conhecidos como CDB, LCI etc até Operações compromissadas, por exemplo, que podem ser desconhecidas para muitas pessoas.

O interessante é que o autor não mostra somente as características dos investimentos. Ele também fala sobre as armadilhas, nas quais, o investidor pode cair, nos obstáculos que ele pode enfrentar, e quais os caminhos indicados o investidor pode trilhar.

Falei resumidamente sobre o livro, e a intenção é exatamente essa para não ter spoilers. Não lembro quanto paguei pelo livro na época para comparar com o preço atual, mas você chega a pagar um valor entre R$ 20,00 e R$ 35,00 atualmente, e este valor é realmente irrisório em se tratando do que vai mudar nos seus investimentos. Lembro que, na época quando li o livro, a diferença dos meus rendimentos antes da leitura do livro e 30 dias após a leitura do livro pagou o valor de vários livros.

Última informação: quem quiser ver o sumário do livro, a editora Sextante fornece um PDF em seu site, e o link é este http://www.esextante.com.br/media/upload/livros/Investimentos_inteligentes_Trecho.pdf.

Boa leitura e obrigado pela visita!

Twitter do Guia Monetário: https://twitter.com/guiamonetario.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os CDB's do Banco do Brasil

O banco Intermedium, seu LCI e CDB.

Um apanhado geral a respeito dos Títulos Públicos