Criando sua reserva financeira - Tesouro Selic

Muitas pessoas têm dúvidas de como montar sua reserva financeira. Explico uma das possibilidades com o Tesouro Selic. Antes, sugiro a leitura http://guiamonetario.blogspot.com/2016/11/um-apanhado-geral-respeito-dos-titulos.html para ficar por dentro das características gerais dos títulos públicos.

Muitos especialistas falam que o Tesouro Selic é o menos arriscado entre os títulos públicos. Mas por que falam isso? O ponto principal é que esses títulos não sofrem com a marcação de preço no mercado secundário. Falo um pouco a respeito disso nesse texto: http://guiamonetario.blogspot.com/2016/12/flutuacoes-nos-precos-dos-titulos-do.html. Isso significa que o Tesouro Selic terá um rendimento positivo em todos os dias úteis. Ele nunca cairá de preço.

Alguns podem até chegar a dizer: "mas a SELIC sofre quedas de vez em quando". Sim, mas isso não significa que o valor do título vá cair, em termos nominais, isto é, seu valor numérico. Com uma eventual queda da SELIC, o que diminui é a rentabilidade diária, mas, ainda assim, o título renderá um valor positivo.

Alguns pontos dos quais você tem que ter ciência:
  • Caso você peça o resgate, o Tesouro Direto não depositará na conta da sua corretora no mesmo instante do pedido. Isso levará 1 dia útil. Estou expondo isso, pois você pode precisar do dinheiro naquele exato instante, portanto, nesse caso, sua fonte terá que ser outra.
  • Se você liquidar o título com menos de 30 dias, você pagará IOF, além de IR, sobre o seu lucro, mas não se preocupe: IR e IOF não fazem você ficar com um montante final menor do que o montante inicial; eles só incidem sobre o lucro, e não sobre o montante final.
  • Se você liquidar o título com menos de 30 dias, você ganhará mais do que a poupança necessariamente, pois ela só rende nas datas de aniversário, e o Tesouro Selic tem rendimento diário.
  • Seu Tesouro Selic vai ficar desvalorizado nos primeiros dias, mas isso se normaliza depois de uns meses. O que isso significa? Significa que seu rendimento será baixo nas primeiras semanas, mas depois ele aumenta. Na parte de extratos do Tesouro Direto, você consegue acompanhar o quanto o Tesouro Selic está rendendo até o momento, e também é possível ver quanto aquele rendimento está rendendo anualmente. No início, você vai ver algo do tipo: "Taxa anualizada = SELIC - 5%". Após algumas semanas, você passa a ver "SELIC - 1%" e assim sucessivamente.
  • Pode acontecer de o rendimento da caderneta de poupança render mais do que o seu título nos primeiros meses, devido ao IR de 22,5%, mas depois de um tempo, com a diminuição da alíquota de IR, isso tende a não acontecer mais.
  • Por último, lembre-se sempre: se você mantiver seu título até o vencimento, ele renderá exatamente o combinado ao comprá-lo.
Vale sempre lembrar: não use os outros títulos públicos para sua reserva financeira. Eles podem perder muito valor, e, ao depender deles, você resgatará um valor com perda. Uma coisa é certa: nem sempre esses títulos que sofrem marcação de preço vão cair. Eles podem subir ou até se manter sem variação. Mas, na dúvida, não arrisque. Sempre lembrando: se o título ficar até o vencimento, você não perderá dinheiro, e receberá exatamente o que foi acordado na data da compra do título.

Uma dúvida que pode acontecer é: quanto devo ter de reserva? Essa pergunta é uma que não dá para responder de forma única. Para mim, um valor pode ser bom, mas para você, este valor pode ser baixo.

Sugiro ler as primeiras partes desse link http://guiamonetario.blogspot.com/2016/11/exemplo-de-carteira-de-investimento-em.html para poder ter uma noção de como quantificar sua reserva de emergência.

A essas regras, escritas no link citado anteriormente, acrescento uma situação de reserva que aconteceu com um conhecido. Recentemente, ele foi pego ultrapassando um carro na faixa contínua. Com isso, veio aquela multa cujo valor, com desconto, é em torno de R$ 1.170,00. Sem desconto, acredito que ela seja algo em torno de R$ 1474,00. Ele não tinha esse dinheiro na conta corrente, então ele teve que retirar de sua reserva de emergência. Nesse caso, ele liquidou parte do seu Tesouro Selic, esperou cair na conta, e pagou a multa. Se ele tivesse todo seu dinheiro investido em alguma aplicação com prazo de carência, poderia acontecer de ele não poder resgatar nada e ter que pedir ajuda aos amigos, parentes etc.

Essa foi só uma das inúmeras situações que podem acontecer com todos nós. Então, não deixe de criar uma reserva para você, mesmo que ela signifique um rendimento menor.

Sinceramente, ficarei muito grato se o texto tiver acrescentado algo a alguém.

Obrigado pela visita!

Twitter do Guia Monetário: https://twitter.com/guiamonetario.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os CDB's do Banco do Brasil

O banco Intermedium, seu LCI e CDB.

Um apanhado geral a respeito dos Títulos Públicos