Criando sua reserva financeira - CDB

Neste link, escrevi sobre usar o título Tesouro Selic como sua reserva financeira. Uma desvantagem dele é sua liquidez. De acordo com as regras atuais do Tesouro Direto, toda vez que você faz uma solicitação de resgate, o Tesouro demorará 1 dia útil para depositar o dinheiro na sua corretora. E isso pode demorar até 4 dias corridos para acontecer. Imagine um feriado justamente em uma segunda-feira, sendo que você requisitou o resgate na sexta-feira anterior. Por isso, algumas pessoas podem não querer usar o Tesouro Selic para sua reserva financeira.

Antes, eu gostaria de mostrar alguns motivos pelos quais você poderia precisar de um dinheiro com relativa urgência:
  • Cobrir os gastos após uma eventual perda de emprego;
  • Cobrir gastos com remédios;
  • Fazer uma cirurgia que não é coberta pelo plano de saúde;
  • Cobrir o cheque especial;
  • Pagar multas das quais não estamos esperando;
  • Ajudar um irmão, irmã, pai, mãe que precisa de um dinheiro emprestado urgentemente.
Eu sei o que você pode ter na sua mente agora: "quanto pessimismo em um só parágrafo!". Pois é, eu sei, mas a reserva financeira não teria esse nome caso não fosse para cobrir gastos inesperados. Infelizmente, às vezes, imprevistos acontecem e devemos estar preparados.

E o CDB resolveria aquele problema exposto no primeiro parágrafo? E sua rentabilidade? Não seria prejudicada quando comparada com a do Tesouro Selic?
Bom, alguns bancos grandes, como o Banco do Brasil, por exemplo, costuma liberar o resgate de CDB entre 8h e 22h, independente se é dia útil ou final de semana/feriado. Isso mesmo: você consegue liquidez de CDB na tarde de um sábado. Você requisita o resgate, e, na hora, o dinheiro está na sua conta corrente. Hoje, isso é inpensável para o Tesouro Direto.

A rentabilidade do CDB do BB não é lá grandes coisas, estando na casa de 80 e poucos por cento do CDI de rentabilidade. Porém, para um dinheiro que comporá sua reserva financeira, o que você procura é liquidez, e não rentabilidade. Essa vantagem de liquidez, mesmo em dias não considerados úteis, poucos bancos oferecem. O CDB da Caixa e do Bradesco tem uma rentabilidade melhor, mas não tem essa liquidez que o CDB do Banco do Brasil oferece.

Uma sugestão é procurar bancos ditos de segunda linha que oferecem CDB com liquidez diária. Uma aplicação no Intermedium costuma levar um dia para estar na sua conta corrente, porém seu CDB tem rentabilidade maior do que a dos grandes bancos.

Outra sugestão é: caso sua empresa tenha um contrato com algum banco, vá conversar com seu gerente e peça por um valor maior de rentabilidade. Já fiz isso, e funcionou. A empresa onde trabalho tem um contrato com o Bradesco. Seu CDB Fácil tem rendimento de 78,5% do CDI. Conversei com o meu gerente, e consegui que me dessem 94%.

Sempre lembrando que o CDB tem garantia do FGC, e tem incidência de imposto de renda.

Tudo é questão de planejamento na hora de criar sua reserva financeira. Se você não vai precisar do dinheiro exatamente naquela hora, então um CDB de bancos menores podem ser uma boa solução, desde que sua liquidez seja diária (pense em dia útil). Um dinheiro necessário no momento, não podendo esperar o próximo dia útil, costuma ser uma quantia menor, portanto uma ideia para montar sua reserva financeira com CDB seria mesclar um CDB do Banco do Brasil, para resgates urgentes que não podem esperar o próximo dia útil, e o CDB do Intermedium, para resgates com uma urgência relativa que possa esperar o próximo dia útil.

Neste link http://guiamonetario.blogspot.com/2016/11/exemplo-de-carteira-de-investimento-em.html, mostro algumas ideias de como montar sua reserva financeira. Sugiro a leitura.

Espero que eu tenha ajudado, e obrigado pela visita!

Sugestões de leitura:

O que é CDB? http://guiamonetario.blogspot.com/2016/11/certificado-de-deposito-bancario-cdb.html

Quais são os CDB's do Banco do Brasil http://guiamonetario.blogspot.com/2016/11/os-cdbs-do-banco-do-brasil.html

Poderia me contar sobre o CDB (e LCI) do Intermedium? http://guiamonetario.blogspot.com/2016/11/o-banco-intermedium-dtvm-seu-lci-e-cdb.html

O que é o FGC? http://guiamonetario.blogspot.com/2016/11/fundo-garantidor-de-creditos-fgc.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os CDB's do Banco do Brasil

O banco Intermedium, seu LCI e CDB.

Um apanhado geral a respeito dos Títulos Públicos