Certificado de depósito bancário - CDB

O CDB é um título emitido por instituição bancária para captação de recursos. Cada banco pode criar vários tipos de CDB para os clientes, cada um com suas características de modo a atender a mais de um investidor.

Normalmente, os bancos utilizam o Certificado de Depósito Interbancário, ou CDI, como base de cálculo do CDB. O banco pode estipular que irá pagar, por exemplo, 80% do CDI (ao ano) como rentabilidade. No momento em que escrevo, o CDI está em um valor de 13,88%. Neste meu exemplo, a rentabilidade bruta seria de 11,104% ao ano. Quando comparado com a caderneta de poupança, nota-se que o rendimento é bem acima (nos últimos 12 meses, a poupança rendeu em torno de 8,2%). Outra vantagem do CDB é o seu rendimento diário (porém, ele rende somente em dia útil). Normalmente, quando você vai conversar com o seu gerente, ele te recomenda um CDB.

Um problema do CDB é que ele tem incidência de imposto de renda (IR), o que pode (não necessariamente vai) deixá-lo com uma rentabilidade baixa, sendo que a regra que se segue é:
  • Investimentos com até 180 dias tem incidência de 22,5% de IR sobre os juros recebidos.
  • Investimentos com mais de 180 dias e até 360 dias tem incidência de 20% de IR sobre os juros recebidos.
  • Investimentos com mais de 360 dias e até 720 dias tem incidência de 17,5% de IR sobre os juros recebidos.
  • Investimentos com mais de 720 dias tem incidência de 15% de IR sobre os juros recebidos.
Além do IR, existe o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que incide sobre o CDB somente em aplicações com menos de 30 dias. Se você investe com um prazo maior do que esse, então você não precisa se preocupar com o IOF. Ele tem um desconto regressivo com o passar dos dias. Após aplicar em CDB, você passa a ter seu dinheiro disponível no dia seguinte¹. Se você retirar seu dinheiro com 1 dia de rendimento, será aplicado um IOF de 96%. Se tirar com 2 dias de rendimento, será aplicado um IOF de 93%. Depois, 90%, e assim sucessivamente, até completar 1 mês de rendimento, chegando a 0% de incidência de IOF.

Outras características do CDB:
  • Garantia do FGC;
  • Liquidez diária;
  • Investimento mínimo depende do banco em questão. Normalmente, quanto maior o valor mínimo necessáiro, melhor é a rentabilidade. Não é uma regra, mas normalmente funciona assim.
A título de curiosidade, o BB possui um CDB com taxa pré-fixada, o que significa que você já sabe, de antemão, qual é a % em cima do CDI que você vai receber. No momento em que escrevo, este CDB Pré, como é chamado, tem uma rentabilidade anual bruta (lembrar de descontar o IR, e, para aplicações com menos de 30 dias, o IOF também) de 85% do CDI (13,88% atuais), o que resulta em 11.798% ao ano. A desvantagem deste CDB do BB é que a liquidez é somente após 3 meses de aplicação. Antes disso, você até pode tirar o dinheiro, porém todo rendimento é perdido. A aplicação mínima é de R$ 1.000,00.

Outro CDB que o BB possui é o CDB pós-fixado, conhecido por eles como CDB DI. Pós-fixado significa que você até sabe a rentabilidade inicial, porém ela pode mudar com o tempo, de modo que você não tem como antever os valores pelos quais a rentabilidade vai passar. Nele, o BB paga 82,5% do CDI. A liquidez é diária a partir do primeiro dia após a aplicação. A aplicação mínima é de R$ 500,00.

Com essas informações, percebemos que as características (rentabilidade, prazos mínimos e aplicações mínimas) do CDB variam até mesmo dentro de cada banco. Uma tendência que sempre vamos perceber é que quanto maior o valor mínimo para aplicação, maior é a rentabilidade, e quanto mais tempo eles exigem para começar a poder resgatar, maior é a rentabilidade.

Qualquer dúvida, pergunte nos comentários.

Obrigado pela visita!


1 Nem todos os CDB's têm essa característica. Os CDB's pós-fixados costumam ter essa característica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os CDB's do Banco do Brasil

O banco Intermedium, seu LCI e CDB.

Um apanhado geral a respeito dos Títulos Públicos