Letra de Crédito de Agronegócio - LCA

O LCA é muito parecido com o LCI, só que ao invés de ser voltado para o setor imobiliário, ele é voltado para o setor de agronegócios.

Ele tem, basicamente, as mesmas características que o LCI:
  • Isento de imposto de renda;
  • É atrelado ao CDI, isto é, rende uma % dele;
  • É garantido pelo FGC;
  • Exige uma aplicação mínima relativamente alta;
  • Exige um período de carência;
  • Por ser atrelado ao CDI, tem rendimento diário (lembrando que o rendimento só acontece em dia útil).
Cada banco vai colocar suas variáveis de forma a restringir, ou não, certos tipos de investidores. Um ponto a ser notado é o valor mínimo a ser aplicado. Normalmente, o LCI tem um valor menor do que o LCA em alguns bancos, mas não em todos. A aplicação mínima é de R$ 20.000,00, enquanto, no LCI, a aplicação mínima é de R$ 300.000,00. Observar sempre a carência também. No Bradesco, o prazo de carência para o LCA é de 180 dias, contra 90 dias do LCI. No site, não tem a informação de qual é o rendimento. Já me disseram que você negocia com o próprio gerente, e, quanto maior o valor do investimento, maior rentabilidade você consegue. Tudo é questão de ir conversar com o gerente.

Lembre-se sempre: ir atrás de gerente para conseguir alguma % a mais ao ano vale a pena, ok? Nada de pensar "mas eu vou lá no banco só para conseguir uns % a mais no CDI?". Sim, isso é motivo mais do que suficiente. Isso faz você criar o hábito de sempre exigir um retorno maior para você mesmo, além do rendimento a mais no final de cada dia, em relação ao rendimento que você obteria caso não tivesse negociado com o gerente.

Sempre lembrando: qualquer dúvida, deixe um comentário que responderei assim que possível.

Obrigado pela visita!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os CDB's do Banco do Brasil

O banco Intermedium, seu LCI e CDB.

Um apanhado geral a respeito dos Títulos Públicos